quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A vidinha do brasileiro não vai mudar...



Nossa pátria amada idolatrada, salve, salve, não vai mudar tão cedo e isso por motivos óbvios. Não vai mudar sobretudo enquanto o povo tratar a política com a mesma (falta de) seriedade com que trata o futebol. Faz tempo que venho falando tchê, que no Brasil muito poucos se importam com a política e com as consequências que ela acarreta em nossa vida, e menos ainda em se manter informado, procurar saber o que está acontecendo, que projetos estão em pauta, etc.
Não sei porque cargas d'água, tudo em nosso país é mera questão de rivalidade: se sou do partido A, defendo A até a morte, pouco importa todas as merdas que os políticos do partido A estejam fazendo, sou do A e pronto, isto é, ponto final.
Se sou do partido B, a mesma coisa. Como é possível tamanha estupidez?!
Nunca fui de agir desta forma. Se o partido com o qual simpatizo faz coisa errada, sou o primeiro e sempre serei, a criticar e me indignar. Da mesma forma, se o partido com o qual não simpatizo realiza algo de bom em prol dos interesses da população, sou o primeiro a reconhecer, afinal aqui não se trata de defender Grêmio ou Inter, Corinthians ou Palmeiras. A política é (menos no Brasil) coisa séria.
Durante estes primeiros quase nove meses do governo Sartori, por exemplo, só vi o governador fazer uma única coisa positiva: pedir para que o corpo do tradicionalista Nico Fagundes fosse velado no Palácio Piratini, porque de resto nada foi feito, nada de nada de nada, uma nulidade completa em termos de boas realizações, só o que tem feito é enxugar e cortar todos os serviços essenciais, promovendo um encolhimento do estado como nunca se viu, dando até um significado novo à palavra incompetência.
E é assim que vejo muitas pessoas defendendo seu governo, defendendo seu partido, defendendo sua pessoa, com argumentos como: "o Estado tá quebrado mesmo, não tem dinheiro, o dinheiro acabou!", "coitado do gringo véio, herdou um estado falido!", ou ainda, maior dos absurdos, "não votei em partido, votei na pessoa, Sartori é um homem bom, honesto!".
Não existe essa coisa de votar "na pessoa", isso é ingenuidade das maiores. Pouco importa a índole, o caráter de alguém. Depois de eleita a pessoa sempre vai ter que governar de acordo com as diretrizes, com a cartilha enfim, do seu partido e, se o partido orienta sucatear o funcionalismo, arrochar os salários e privatizar estatais, é o que será feito e pronto. Nessa hora as "origens humildes" e o bom mocismo caem por terra, já eras, o tempo em que se amarrava cachorro com linguiça acabou.
E tem quem acredite que "não tem mais dinheiro!". Gente, não sejam ingênuos! Só nas praças de pedágio do estado do Rio Grande do Sul se arrecadam fortunas num único final de semana, a verdade é que agora querem direcionar os recursos para outros interesses, deixando os servidores de mãos vazias, pois não são prioridade para este governo.
A vidinha do brasileiro não vai mudar. Na terra do futebol, do samba e da mulher pelada e popozuda, enquanto o povo briga e defende seu time e partido político "do coração", os políticos se regozijam e chafurdam nos recursos públicos, para eles sempre abundantes.
O dia já vai amanhecendo e mais uma conta é aberta em algum paraíso fiscal. O despertador toca e o trabalhador segue ainda sonolento para o seu trampo, preocupado em não chegar atrasado e já ansioso pelo clássico futebolístico do final de semana, pela ceva gelada e por, quem sabe, receber mais mensagens daquela vizinha do andar de baixo, que não para de chamar no what's up. A vida é bela!

Nenhum comentário: