segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Educação e consciência



Nunca houve mudanças tão significativas ao longo de séculos e séculos no passado, quanto aquelas ocorridas nos últimos 20 anos, em decorrência dos avanços das tecnologias da comunicação e seu impacto em todos os aspectos da vida moderna. Por meio de tais avanços, muitos foram os benefícios obtidos, porém os efeitos negativos são a cada dia mais preocupantes.
A Educação e a formação profissional vivem um momento de crise aguda e, ao contrário do que muitos pensam, o problema não se restringe às escolas de Ensino Fundamental e Médio. Nas universidades a realidade é dramática e nos faz pensar que dentro de algum tempo algo muito grave poderá acontecer, pois a situação já se torna insustentável.
No âmbito acadêmico, com algumas exceções pontuais aqui e ali, não se vê praticamente nenhum compromisso dos estudantes no que concerne a sua formação. O número de alunos que assiste às aulas até o final do turno é cada vez menor. A grande maioria acompanha a aula até o intervalo, isso quando não está nas redes sociais, e vai para casa. Muitos inclusive permanecem em aula cerca de apenas 1 hora e abandonam.
Que profissionais sairão de uma formação assim? Como poderemos confiar nossa saúde a um médico que matou boa parte das aulas de seu curso? Como contratar um arquiteto ou engenheiro que ficou em aula todo o tempo nas redes sociais ou em jogos de computador e ainda assim obteve seu diploma? Num futuro próximo os bons profissionais não mais existirão, a sociedade humana como a conhecemos poderá se tornar inviável.
Faltam objetivos de vida, falta foco, falta responsabilidade. Quando cursei minha graduação, por exemplo, pensava-se às vezes: "este conteúdo é difícil, a aula é chata, preciso me esforçar para seguir em frente, pois isso é necessário para a minha formação". Os jovens acadêmicos de hoje pensam: "isto é difícil, a aula é chata, dane-se, vou para casa!". Muito poucos ainda se preocupam com formação, a imensa maioria quer apenas sair carregando um diploma, pois o mantra que seguem é sempre o do "não dá nada!"
Em grande parte, acredito que isso se deva ao fato de que poucos estão pagando por seus estudos. Ao frequentar um curso acadêmico com o auxílio de tantos financiamentos do governo, deixou-se de valorizar o ensino oferecido ali. As universidades, antes um ambiente de debates, de discussões e da busca de soluções para os problemas que nos afligem, viraram apenas mais um espaço onde jovens aproveitam para socializar com seus pares. Parece que nada mais importa, os conhecimentos oferecidos pelos professores perderam toda a relevância, afinal (a ilusão de que) tudo está no Google, na Web, por que preciso quebrar a cabeça com isso?!
Vale lembrarmos que o Império Romano, um dos mais poderosos que já existiu, caiu justamente quando sua sociedade se entregou aos vícios, ao comodismo e à preguiça. Que a História possa ser nossa conselheira, ainda dá tempo.

Um comentário:

Luz13 disse...

Mix das Previsões de ALINE para os anos de 2013, 2014 e 2015. Em breve PREVISÕES 2016.
https://youtu.be/-P01DM8ZlJo
#previsões2016