quarta-feira, 17 de junho de 2015

A redação no ENEM



No próximo mês de outubro acontecerá em nosso país mais uma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que este ano contará com cerca de 8 milhões de participantes.
Além das 180 questões objetivas realizadas nos dois dias de prova, a redação é um item muito valorizado, para o qual o candidato deve dedicar especial atenção. Diferentemente dos principais vestibulares do Brasil, que oferecem a oportunidade de escolher entre dois ou três temas diferentes, o ENEM apresenta sempre apenas uma opção de tema, que deve ser desenvolvido no formato de texto dissertativo argumentativo.
Em relação à avaliação desta produção textual, são consideradas cinco competências principais, a saber: escrita correta da língua portuguesa formal, compreensão da proposta de redação (adequação ao tema), capacidade de organização da argumentação em defesa de um ponto de vista, domínio dos mecanismos de coesão e coerência textuais necessários para a construção do texto e, por fim, elaboração de uma proposta ou sugestão de intervenção para o problema abordado, tendo sempre o cuidado de respeitar os direitos humanos.
Como forma de se preparar para esta parte tão importante do exame, recomenda-se principalmente a habilidade de debater de forma consciente e muito bem fundamentada sobre assuntos e temas bem variados, especialmente aqueles de natureza polêmica ou que estejam em evidência na mídia, mobilizando a opinião pública. Além disso, ainda antes de iniciar a escrita do texto, é preciso ler com atenção todos os textos motivadores apresentados junto ao tema, para que fique bem clara a proposta solicitada, evitando assim desvios do tema e tangenciamentos, ou seja, casos em que a proposta é entendida apenas parcialmente, o que geralmente ocasiona uma abordagem inadequada ou superficial do assunto desenvolvido.
Outro aspecto também muito importante é que se consiga fazer uma boa "amarração" do texto, isto é, as ideias e parágrafos precisam ter uma sequência lógica e um andamento harmonioso, conferindo ao texto credibilidade e coerência dos fatos e opiniões apresentados. Por fim, é fundamental que o participante apresente, durante sua exposição, uma proposta de intervenção para o problema apresentado, que esteja relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida ao longo do texto. Vale ainda lembrar que o título da redação, apesar de não ser obrigatório, é altamente recomendável, uma vez que é ele que irá introduzir o leitor avaliador para o debate proposto.

Nenhum comentário: