quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ainda a mesma e velha ideologia



Esta semana causou grande alvoroço a citação da funkeira Valesca Popozuda em uma questão de prova de Filosofia para uma turma de 3º série do Ensino Médio, no Distrito Federal. Classificada pelo professor que elaborou o teste como "grande pensadora contemporânea", a musa do funk carioca foi a base para uma das perguntas da prova, que nem mesmo serviu para que os alunos pudessem pensar sobre um problema, uma vez que ficou limitada à decoreba da letra de uma das músicas da artista.
Seja qual tenha sido a intenção do referido professor, o fato ilustra muito bem a manjada, porém verdadeira, constatação de que a Educação no Brasil agoniza, e isso já há décadas. Acontecimentos bizarros como a prova em questão ou outros tantos que vemos acontecendo diariamente nas salas de aula pelo país afora nada mais são que o reflexo da destrutiva concepção de Paulo Freire sobre a Educação, pedagogia esta que vem sendo praticada há cerca de meio século em nosso país.
Pensada originalmente como um espaço onde os estudantes pudessem ter acesso ao saber acumulado pela humanidade e à cultura erudita, a escola, a partir da visão freiriana, passou por uma espécie de inversão de papéis: neste contexto, o aluno deixa de ser o aprendiz e passa ele também a ser aquele que professa, que ensina alguma coisa, na medida em que o assim chamado "saber popular" deva ser trazido para a sala de aula e compartilhado por todos, o que deu origem à famosa frase de Freire, "ninguém educa ninguém".
A meu ver, esta ideia do "tudo pode", "tudo é válido quando há boas intenções" de certa forma desmontou a noção de que no espaço da escola é preciso sim haver um professor, um mestre que orienta e ensina e um aluno que aprende, que exercita, que sistematiza e isso nada tem a ver com dominação de uma classe opressora e sim com a necessidade de existir um direcionamento, uma orientação e objetivos mais ou menos claros de onde se pretende chegar e quais conhecimentos se quer privilegiar.
Isto posto, não há preconceito de qualquer espécie quando se propõe que o tipo de saber disseminado nas letras das músicas de Valesca não deva ser trazido para dentro da escola, é simplesmente uma questão de selecionar, priorizando aquilo que possa ser relevante e útil para o futuro de alguém, o que obviamente não é o caso.
Ao contrário do que muitos possam pensar, não há nada de inovador ou engrandecedor no episódio da tal prova de Filosofia. Ninguém saiu ganhando nada, nem o professor e muito menos os alunos, que em nada cresceram como indivíduos ao serem convidados a refletir sobre algo tão vazio e banal. E se, como dissemos no início, a Educação no Brasil agoniza, talvez depois deste episódio da pensadora Popozuda, nos reste desejar que descanse em paz.

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