Outro dia tomei conhecimento da matança de cães e gatos que estão promovendo em nossa cidade. Vendo os depoimentos das pessoas, dos donos e vizinhos que conheciam os bichinhos e sobre a forma cruel com que estão sendo mortos, custei a acreditar.
Depois de sabermos pela TV sobre semelhante fato acontecido em cidades paulistas e cariocas, parece que agora essa maldade chegou também a nossa cidade. É algo espantoso e inacreditável como tem gente má nesse mundo, pessoas sem sentimentos, que se julgam superiores a tudo e a todos. Se algum animal está causando incômodo, penso que não custa pedir pro vizinho prender, vacinar, ou tomar quaisquer providências necessárias para resolver o problema, sem que seja preciso apelar para a crueldade.
Sempre tive um carinho muito grande por animais, cães e gatos em especial. Com o tempo, não deixei de gostar daquele que chamamos de melhor amigo do homem, mas atualmente, pelo menos para mim, o gato é que é o melhor amigo do homem! Nada se compara à beleza sutil, à delicadeza e meiguice de um gatinho, ao andar sorrateiramente pela casa, o ronronar de carinho quando chega e se aninha em nosso colo, a procura de um lugarzinho pra se aquecer.
Nos últimos anos, tem crescido enormemente em nosso país a tendência de se ter um animalzinho de estimação em casa. E nesse quesito o gato vem ganhando mais e mais espaço, especialmente no caso de pessoas que moram sozinhas. O gato não exige tanta atenção, tanto carinho do dono quanto o cachorro. É um animal muito mais independente, mais “na dele”, como costumamos dizer. Bem adaptado aos ambientes internos, ele não precisa de grandes espaços como o cão, sendo também muito higiênico e limpinho, pois anda sempre a tomar banho!
Não consigo entender como algumas pessoas podem cultivar tanta maldade no coração, matando ou às vezes mutilando os animais por pura diversão ou para satisfazer certas superstições sem sentido. Ali no bairro universitário, em Santa Cruz do Sul, gatos vêm sendo mutilados em rituais de magia negra ou afins. Os animais têm certas partes do corpo amputadas e são soltos assim, pra morrer em agonia. Gatos pretos são os preferidos em tais rituais, pois eles têm um longo histórico de demonização, que se estende desde a Idade Média, durante a famigerada caça às bruxas.
Pensando as relações entre seres humanos e animais, acredito que já está mais que na hora de se regulamentar uma legislação em favor destes últimos, pois a ausência de leis e punição estimula os maus tratos, deixando os bichinhos desamparados e entregues à própria sorte. E nesse caso não falo em cães e gatos somente, mas uma infinidade de outros animais que sofrem atos cruéis, tais como cavalos, pássaros, serpentes, tigres, focas, tubarões, jacarés e muitos mais que imaginarmos. Em nossa ganância por dinheiro, nenhum ato se torna questionável, parece que tudo pode, que tudo está valendo.
No final de semana estava assistindo a um filme, e um dos personagens afirmava que somos uma espécie predadora, que nos apossamos dos recursos do planeta sem medir as consequências que isso nos trará. Nada mais verdadeiro. Desde sempre, temos esquecido que chegamos aqui muito depois dos outros animais. Literalmente tomamos o planeta Terra de assalto e dominamos a tudo e a todos. Chegará o dia, muito antes do que os cientistas prevêem, em que iremos pagar caro por nossa arrogância e egoísmo em relação as demais espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário