quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Receita para não levar a vida tão a sério


Caso você ainda não tenha feito, faça. Tire um tempo para observar as pessoas ao seu redor, aquelas com quem convive diariamente, seja em casa ou no ambiente de trabalho. Uma das primeiras coisas que perceberá é que vivem com pressa e estressadas, sempre preocupadas com algo. A prestação do carro atrasada, o caçula com dor de garganta, o comentário maldoso que postaram sobre mim no facebook, o marido que anda ausente e sempre cansado, mal tem tempo de dizer um simples bom dia, de cara amarrada. É dureza mesmo. E para piorar, aquela espinha não tinha outro lugar pra aparecer? Tinha que ser ali?! O que será que fiz pra merecer um destino desses?
No trabalho, pra variar, mais abacaxis pra descascar. Pessoas que não fazem a sua parte, que não colaboram e ainda por cima adoram criar uma polêmica. Em lugar de pensar e tentar encontrar possíveis soluções para os problemas, preferem berrar, como se isso fosse a salvação. Vivem aos gritos, espalham escândalos como se fosse confete e acham divertido. Haja paciência. Quando não estão reclamando de algo ou alguém, adoram destilar um pouco de veneno falando da vida alheia. A fofoca é a terapia para todos os males. Até pode ser, mas chega uma hora que cansa.
A causa de tanta preocupação e estresse, de tanta energia negativa, é que a grande maioria das pessoas leva a vida a sério demais. Por mais que se tenha problemas, preocupações e dilemas existenciais, é preciso encarar a vida por outra perspectiva e encontrar formas de ver tudo com certo humor, ainda que negro, e é claro, bastante otimismo. Se hoje tentei e não deu certo, quem sabe amanhã. Se o clima no trabalho estava pesado, amanhã melhorará. Se me sinto cansado e desanimado, ao chegar em casa vou me programar e ver aquele filme de que gosto tanto, ouvir aquela música, ler um trecho daquele livro que está me esperando já há um tempo ou simplesmente relaxar depois de um gostoso banho.
Seja lá o que for fazer, o importante é que se reserve um tempo para cuidar de si. Para todo mundo chega um momento em que a pessoa mais importante precisa ser a gente mesmo. Chega de viver e agir em função de outrem, sempre com a preocupação do que vão pensar de mim, será que devo falar isso ou aquilo, será que devo usar esta ou aquela roupa. Se está difícil encontrar alegria, ter momentos de lazer ou de felicidade, então é necessário criar tais momentos. Pegar todos os limões que se encontra ao longo do dia, cortá-los ao meio, espremê-los, adicionar água, gelo e açúcar e fazer uma deliciosa limonada.
Já foi provado cientificamente que as preocupações acumuladas, o estresse e o excesso de trabalho causam doenças gravíssimas, entre elas o câncer. Procure pensar nisso ao acordar pela manhã. Tente visualizar o seu dia como uma oportunidade única em que você criará algo novo, espalhará sua alegria de viver, suas habilidades e seu otimismo. Ofereça sua energia positiva às pessoas, seja prestativo, atencioso, cordial e educado. Haja sempre com diplomacia, por mais que a situação seja explosiva. E se tudo falhar e acontecer de gritar com alguém ou ser grosso, espere a poeira baixar, a situação se acalmar. No dia seguinte ou no outro que seja, peça desculpas. Não precisa ser algo formal, não precisa se humilhar, apenas diga que sente muito, que pisou na bola e dê um sorriso sincero. É o que basta. Se a amizade for daquelas que vale a pena, a pessoa com certeza entenderá. Senão, paciência.
Durante todos os momentos do dia, mentalize que você faz a diferença. Ainda que não seja nenhum Steve Jobs, saiba que você tem habilidades que só você tem, ninguém mais. E sobretudo, você é jovem, tem vitalidade, tem garra, tem disposição, talento e vontade para levar o barco adiante. Não importa se tem 16, 35 ou 80 anos. A disposição e a vitalidade são um estado de espírito, mais do que qualquer outra coisa. Procure ser sério, mas não leve a vida tão a sério. Quando ela te olhar assim meio carrancuda, olhe para o outro lado e sorria aquele sorrisinho de sarcasmo. Siga em frente e de cabeça erguida, sempre com passos firmes. Afinal, você pode.

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto, me ajudou muito !!!

Aécio disse...

Muito legal

Anônimo disse...

Perfeito demais, o mundo deveria ler esse trecho!

Anônimo disse...

Era o que eu precisava (ouvir) ler hoje.Me ajudou muito!Valeu apena!

Anônimo disse...

Ameeeeeeiiiiiiiii.... Me ajudou muito e vai continuar me ajudando. A partir daqui uma nova vida, obrigada!!!!!!!

Anônimo disse...

É isso mesmo que preciso olhar a vida com humildade e mais simplicidade valeu!